Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Secretaria Municipal de Turismo

Vista do Cruzeiro

A Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Conceição dos Ouros responsável por organizar e estruturar a atividade turística, estabelecendo parcerias entre o governo municipal e os demais setores da sociedade no desenvolvimento da Política Municipal de Turismo de Conceição dos Ouros.

São atribuições da Secretária Municipal de Esporte, Eventos, Lazer, Cultura e Turismo – Srta. Aline Cristina da Costa

Comandar e supervisionar a execução das atribuições de que trata o artigo anterior, bem como assistir e assessorar o Prefeito Municipal na formulação de diretrizes da Política Municipal de Turismo, como fator de desenvolvimento sustentável do município.

                                        Turismo em Conceição dos Ouros

Conceição dos Ouros localiza-se na Serra da Mantiqueira, às margens do rio Sapucaí-mirim, apresentando relevo marcante com clima ameno e agradável. A proximaidade ao complexo turístico formado pelas cidades de Campos do Jordão-SP, São Bento do Sapucaí-SP e Gonçalves-MG, somada aos encantos naturais próprios do município, garantem a Conceição dos Ouros um forte potencial turístico.

Desde 2002, a cidade integra o circuito turístico “Serras Verdes do Sul de Minas”. Atrativos como cachoeiras, picos e escarpas rochosas possibilitam a prática do turismo de aventura, caminhadas, passeios de bike, cavalgadas, enquanto a arquitetura colonial, presente nos casarões centenários erguidos por escravos, retrata a rica história do século 19.

Um número significativo de visitantes procura a cidade em épocas isoladas do ano, especialmente em suas tradicionais festas e manifestações culturais como Semana Santa, Festa do Polvilho, Festa da Padroeira e Carnaval.

                               Casarão da Fazenda Chapada. Século 19

                                 Pertenceu ao Barão de Camanducaia

Festa do Polvilho

Conceição dos Ouros é considerada a “Capital Nacional do Polvilho” por ser a maior produtora de polvilho azedo, tipo artesanal, com fermentação natural e secagem ao sol. Esse tipo de indústria é tradicional na cidade e foi implantado no início do século 20. O polvilho está tão ligado à cultura local que mereceu a criação de uma festa para lembrar sua origem e divulgar sua importância na culinária mineira.

A Festa do Polvilho reúne milhares de pessoas no início do mes de agosto, quando a cidade comemora o aniversário de sua Emancipação Político-Administrativa. Oferece várias atrações, entre as quais, barracas com saborosos quitutes: biscoitos, pães de queijo, sequilhos, brevidades, bolos e caldo de mandioca. E ainda animados shows de consagrados cantores da música brasileira e o famoso “Festival de Pratos Típicos de Polvilho e Mandioca”, organizado pela Emater local, que reune cerca de 300 participantes e incentica a criação de novos e atraentes pratos.

Festa da Padroeira

A tradicional Festa da Padroeira é a mais antiga da cidade e acontece há mais de 150 anos.  Apresenta rica programação religiosa que inclui missas, procissões, novenas, etc. Conta também com animada quermese, em que são servidas comidas tipicas como leitoa assada, pasteis de farinha de milho e o famoso tutu de feijão. Há ainda shows musicais, feira popular, sorteio de prêmios. A igreja é ricamente ornamentada para a festa que ocorre entre os dias 29 de novembro e 08 de dezembro, data consagrada a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Cidade.

Festas Juninas

Ocorrem nos meses de junho e julho em vários locais da cidade, cada um com sua particularidade. Homenageia os santos juninos: Santo AntônioSão João, e São Pedro.

Semana Santa

Como acontece em muitos municípios mineiros, a Semana Santa em Ouros é marcada por emocionantes celebrações, procissões, encenações, etc. Atrai milhares de pessoas, da região e ourenses que residem fora do município.

Serra Grande

A Serra Grande, ponto mais elevado do município de Conceição dos Ouros, atinge mais de 1500 metros em relação ao nível do mar. Recebe muitos visitantes, especialmente de cidades próximas. Do alto da serra, o visitante contempla a exuberância do relevo que o cerca, avista várias cidades e pode se deslumbrar com a beleza do nascer do sol, aventurar-se pelas íngrimes esparpas, admirar plantas nativas ou visitar uma gruta.

Próxima a Serra Grande encontra-se a Serra do Quilombo, também conhecida como Serra Careca, muito visistada pelos moradores da região.

         Á esquerda, Serra Grande. À direita, Cachoeira dos Euclides, rio Sapucaí-mirim.

Museu Histórico, Arqueológico, Cultural e Ambiental do Município de Conceição dos Ouros – Além de fotos e objetos variados ligados à História de Conceição dos Ouros, o Museu reúne artefatos e urnas indígenas encontradas no município, principalmente nas proximidades do bairro da Chácara, atraindo muitos turistas.

 Horário de   funcionamento: 8:00h às 11:00h; 13:00 às 17:00h.

Cascata de Ouro – Aprazivel recanto turístico no Bairro das Tres Cruzes.

Principais pontos turísticos do município.

  • Cachoeira das Três Cruzes;
  • Cachoeira dos Euclides;
  • Cachoeira dos Pilões;
  • Cachoeira dos Rochas;
  • Mata da Bexiga;
  • Serra Grande;
  • Morro do Quilombo (Serra Careca);
  • Morro do Sertãozinho;
  • Fábricas de Polvilho;
  • Antigos casarões;
  • Museu Histórico, Arqueológico, Cultural e Ambiental;
  • Sítios Arqueológicos do Dórgão, Forno de Barranco e Engenho dos Índios;

   1- Rio Sapucai-mirim, ao fundo a Serra Grande.  2 – Cachoeira dos Euclides  

   1 – Cachoeira dos Euclides   2 –  Jovens junto ao Jequitibá  Mata da Bexiga

                              Bairro do Quilombo, ao fundo a Serra Careca.

Contato

Horário de abertura

Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00

Galeria

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support